A AEXA participou de reunião com a ANTAQ no dia 23/09/2014 em Brasília, a fim de discutir agenda positiva com usuários dos portos.
A reunião dá continuidade à agenda que foi iniciada em julho deste ano, no Rio de Janeiro, e contemplava assuntos como outorga de armadores estrangeiros, alteração da Resolução ANTAQ 2389/13, omissões de portos, reajustes abusivos por parte de terminais, entre outros, além de acompanhamento dos casos em estudo por parte da Agência.
A partir de conflitos entre seus associados e terminais de contêineres, a AEXA protocolou vários Ofícios nesta Agência referente a casos recorrentes de cobranças indevidas de armazenagem feitas pelos terminais de embarque diretamente aos exportadores de açúcar, fato este que não é coerente com a Resolução ANTAQ no. 2389, de 13/02/2012, na qual tais cobranças devem ser dirigidas ao causador do atraso. Estabeleceu contato com a ANTAQ S.Paulo e Santos, colaborando ativamente para solidificar seus conhecimentos desta operação em detalhes. Tem participado ativamente de reuniões com outras instituições que sofrem o mesmo impacto, sendo a última na ANTAQ/Brasília no dia 23/09/14.
Estavam presentes os representando da ANTAQ:
- Arthur Yamamoto - Superintendentes de Regulação,
- Bruno Pinheiro - Superintendente de Fiscalização e Coordenação,
- Rômulo Castelo Branco e Rivaldo Dantas - Gerentes de Afretamento da Navegação,
- Luiz Scarduelli - Gerente de Regulação Portuária de Autorização da Navegação, além de técnicos e assessores.